O que é a estrutura
de projeto?
São os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais
organizados em uma sequência lógica.
A estrutura do projeto pode variar de acordo com o objetivo
estabelecido.
Exemplo de uma
estrutura de projeto.
Elementos
Pré-textuais:
Capa (instituição, tema/título, participantes,cidade, ano)
Elementos Textuais
Introdução (Problematização, Delimitação)
Metodologia (Público alvo, Materiais, Procedimentos e
Resultados)
Cronograma
Recursos Humanos
Orçamento
Elementos Pós-textuais
Referências
Apêndice
Anexos
Esclarecimento acerca
dos itens que compõem a estrutura de um projeto.
Capa - refere-se à proteção externa do trabalho, reunindo um
conjunto de informações sobre o projeto.
INTRODUÇÃO – o texto deve conter, de modo claro e preciso,
uma visão global do tema a ser trabalhado, apresentando o que se pretende
realizar.
Deve conter, também, os objetivos que compreendem os
propósitos do trabalho e a justificativa, esclarecendo a razão pela qual se
escolheu o tema e a sua importância de ser desenvolvido naquela escola.
Problematização - pode ser uma ou mais perguntas que surgem
da definição do tema e que refletem-se, por sua vez, nos objetivos de trabalho.
Delimitação - devemos apresentar o campo de atuação do
projeto, cercar e esclarecer o que realmente será realizado, como por exemplo:
“ As ações desse projeto se aterão a............ Serão realizadas com as turmas
do 6º ano matutino e abordará o eixo temático III – Ginástica”.
METODOLOGIA
Devemos levar em consideração a relação entre problema e os
resultados a serem alcançados. Assim, deverão ser abordados os seguintes
subitens:
Público alvo – para quem o projeto é destinado e quantos
são.
Materiais – o que a escola possui e o que é possível
adquirir.
Procedimentos - apresentar, em detalhes, todos os passos que
serão utilizados na operacionalização do projeto.
Resultados obtidos/Avaliação – documentar através de textos
e fotos as ações realizadas. Se aplicar formulário de avaliação, consolidar os
dados, publicando os resultados qualitativos e quantitativos.
CRONOGRAMA
Apresenta
as diversas etapas do projeto de pesquisa proposto, indicando o tempo
necessário para realização de cada uma delas. O cronograma deve conter: as atividades a serem desenvolvidas e a
especificação, por mês, das referidas atividades.
RECURSOS HUMANOS
Especificar
as referências e o motivo da atuação.
ORÇAMENTO
Refere-se
aos valores financeiros associados aos recursos humanos e materiais.
REFERÊNCIA
É o conjunto padronizado de dados relativos aos documentos,
impressos ou registrados, nos mais diferentes tipos de suporte, que permite a
identificação do documento citado no trabalho científico, no todo ou em parte.
APÊNDICE
Textos ou documentos elaborados pelo autor, que servem como
comprovação de sua argumentação.
ANEXOS
Textos ou documentos não elaborados pelo autor, que servem
como comprovação de sua argumentação.
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